*Por Joaquim Aristeu
A cervejaria AmBev/INBEV que produz as marcas SKOL, BRAHMA, BUDWEISER, ANTARTICA, BOEMIA e varias outras marcas pelo mundo esconde por trás de sua mascara de ser uma empresa modelo para se trabalhar um verdadeiro mistério, a exploração, o assédio moral, a falta de segurança e o descaso com a saúde dos trabalhadores.
No Brasil nos últimos anos a AmBev já sofreu varias condenações por praticas de assédio moral e abuso contra a saúde dos trabalhadores.
A pratica do assédio moral é tão forte que hoje temos dezenas de trabalhadores com doenças psíquicas e estresses e isso já levaram trabalhadores as vias de tentativas de suicídios e hoje temos muitos destes trabalhadores em tratamentos médicos por problemas nervosos e psíquicos.
Tendo como carro chefe deste assédio a pressão da chefia por cada vez mais produção, as exigências dos programas de qualidade, e as avaliações individuais, o excesso de jornada etc...
A política de segurança da AmBev/ INBEV não tem sido falha só em Jacareí nas demais unidades espalhadas por 32 países no mundo as doenças e acidentes do trabalho tem ocorrido, exemplo suas unidades na CHINA que nos últimos anos de sua existência tem patrocinado vários acidentes, mortes e doenças do trabalho .
Nos últimos dois anos varias mortes com trabalhadores tem ocorrido dentro das plantas da companhia em todo mundo, a exemplo aqui no Brasil que só nos últimos seis meses temos conhecimento de duas mortes em acidentes do trabalho.
Centenas ficam mutilados por acidentes do trabalho sofridos dentro da companhia, para não falar que existe um verdadeiro exercito de lesionados com doenças do trabalho devido as péssimas condições no ambiente de trabalho.
Os altos índices de ruídos, o trabalho em condições ergonômicas, os produtos químicos, ou até mesmo o trabalho em locais em contatos com ratos e pombos e o tratamento de esgoto sanitários coloca estes trabalhadores em contatos com coliformes fecais de gente e animais peçonhentos colocando em risco de contraírem doenças como leptospirose e doenças de pombo e hepatite C.
As condições do ambiente de trabalho e inseguras na fabrica são muitas, em Janeiro havia catalogadas mais de 280 condições registradas nos books de incidentes da empresa, isto tem levado que a unidade de Jacareí seja hoje uma das campeãs em acidente do trabalho e doenças profissionais, existem hoje dezenas de trabalhadores em tratamento médico por problemas de doenças do trabalho e ocorrem em media 2 acidentes em cada 3 dias na fabrica nos momentos de alta produção.
Porém para camuflar e esconder os índices alarmantes de acidentes e doenças do trabalho muitas das vezes não é aberto a CAT (Comunicação de Acidentes do Trabalho) e quando aberto esses CAT, na maioria das vezes estes trabalhadores não são afastados e são colocados em trabalho compatível, é normal a gente ver na fabrica trabalhadores circulando com muletas, gessos, e colete cervical ou ferimentos, tudo isso para não quebrar os índices de acidentes exigidos por lei.
Existe ainda outro agravante, a escala de trabalho é abusiva hoje existe uma escala que já é ruim, onde o trabalhador pela escala só folga nos finais de semana de 70 em 70 dias, ainda estas folgas quando cai no meio da semana dificilmente o trabalhador folga, a empresa a revelia da entidade sindical criou um banco de horas e quando a produção cresce, em media 8 meses por ano, tem trabalhador que só folga de 60 em 60 dias e isso aumenta o estresses e os acidentes e doenças do trabalho.
Junto a isso ainda existe um programa de remuneração variável chamado PEF, programa de excelência fabril, que chega ser infinitamente pior que a lei 10101/2000, este programa sem discutir metas com o sindicato, impõem metas abusivas acelerando o ritmo de produção e criando as famosas avaliações individuais que faz com que o assedio moral e os acidentes e doenças do trabalho aumente cada vez mais.
Todas estas denuncias nós nestes anos de atuação como cipeiro e vice-presidente da CIPA na AmBev e como membro da direção da CSP CONLUTAS, em nossos boletins distribuídos na fabrica e protocolamos no MINISTERIO PUBLICO E DO TRABALHO E ATÉ NA POLICIA FEDERAL, se consultados nestes órgãos publico virão que existe um volume extenso de nossas denuncias que em muitas das vezes acabaram sendo arquivados por falta de interesses destes órgãos com a saúde dos trabalhadores.
SÃO ESSES ALGUNS DOS MOTIVOS PELOS QUAIS NÓS ESTAMOS SENDO PUNIDO COM A DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA, e ai você ainda continua achando que as cervejas da AmBev/ INBEV DESCE REDONDO.
PATROCINAM MORTES, DOENÇAS E ACIDENTES DO TRABALHO E AINDA DEMITEM QUEM DENUNCIA, VOCE ACHA JUSTO ISTO?
* Joaquim Aristeu
Vice presidente da CIPA da AMBEV 2011/2012, Membro da direção executiva da CSP- Conlutas e Militante do Bloco de Resistência Socialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário