quarta-feira, 23 de maio de 2012

Todo apoio à greve do metrô e CPTM em São Paulo!



*Por Marcus Kollbrunner

 As assembleias essa noite dos metroviários e trabalhadores da CPTM
(linhas trem 11 e 12) decretaram greve a partir de meia-noite (zero
horas do dia 23 de maio).

A assembleia dos metroviários confirmou a decisão de greve tirada na
semana passada, no dia 16 de maio, o mesmo dia da inédita colisão de
dois trens do metro da linha vermelha, que deixou dezenas de feridos,
evidenciando a falta de investimentos no transporte público. A decisão
de greve essa noite, numa assembleia lotada na sede do sindicato, foi
praticamente unanime, refletindo a vontade da categoria de lutar pelos
seus direitos e melhoria do metrô.

Os metroviários exigem um aumento real de 14,99%, equiparação salarial
para quem exerce a mesma função, ajuste do Vale Refeição e Vale
Alimentação, 36 horas semanas, adicional de periculosidade de 30%,
entre outras reivindicações. Os metroviários exigem também a
readmissão dos 61 demitidos da greve de 2007. Além disso os
metroviários lutam por 2% em investimento no transporte público, sob o
leme “mais metrô, menos tarifa”.

A assembleia começou atrasada, já que todos aguardavam a volta dos
representantes do sindicato que participaram numa audiência no
Tribunal Regional do Trabalho. As propostas de conciliação da
desembargadora Anélia Li Chum estavam muito mais perto da proposta da
direção do metrô. A desembargadora propôs o mesmo reajuste real que o
metrô, 1,5%, só mudava o índice de inflação a ser seguido, com uma
mínima diferença. A direção do metrô não aceitava mesmo esses mínimos
ajustes e assembleia dos metroviários também rejeitou essas propostas.


Direito de greve em perigo

Escandalosamente, a desembargadora determinou que os metroviários
devem manter 100% trabalhando durante o horário de pico e 85% nos
demais horários – proibindo na prática a greve. O sindicato vai ser
multado em 100 mil reais por dia. O sindicato desafiou o governador
Alckmin dizendo que se o governo está realmente preocupado em não
atrapalhar os paulistanos, então os metroviários estão preparados a
trabalhar durante a greve – se as catracas são liberadas. A
desembargadora proibiu também qualquer liberação de catraca, mostrando
de que lado ela está. Mesmo assim os metroviários manteram a decisão
de greve.

Isso é mais um exemplo da criminalização da luta e dos movimentos
sociais nesse momento em que os governos, patrões e a “justiça” estão
se preparando para confrontos maiores em medida que a crise começa a
afetar o Brasil. Assim qualquer greve tende a sofrer um criminalização
e o próprio direito de greve está em disputa. Por isso a luta dos
metroviários é uma luta que merece o apoio de todos trabalhadores.


Unificar as lutas

Por isso é fundamental que os trabalhadores buscam a unificar e
coordenar suas lutas. Já amanhã (quarta-feira dia 23) os trabalhadores
da Sabesp podem confirmar o indicativo de greve para dia 24 em sua
assembléia. Um grande ato, que juntam os trabalhadores do transporte
público, água e saneamento e também os professores e estudantes das
universidades federais que estão em greve, seria um passo fundamental
para construir um movimento contra a criminalização de qualquer uma
das lutas.


Onda de lutas no transporte público

Trabalhadores do transporte público estão em greve em várias partes do
país. Metroviários de Belo Horizonte, Recife, Maceió, João Pessoa e
Natal, estão em greve desde 14 de maio. Em Porto Alegre, metroviários
realizaram paralisação de 24 horas nesta terça. Os trabalhadores do
transporte rodoviário estão paralisados no Recife, em Natal e em São
Luís. Além disso há várias outras categorias em greve, como a greve de
50 dias no setor de saúde do Rio Grande do Norte.

Isso mostra que os governos, apesar das promessas de investimentos
como parte do PAC, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, priorizam os
interesses de empresas privadas e empreiteiras, e não transporte
público, ou outros serviços públicos, de qualidade, seguro e com
condições dignas para os trabalhadores que garantem o funcionamento
desse serviços fundamentais.

A reivindicação de investimento de 2% do PIB no transporte público
levantado pelos metroviários é justificado. Se o governo federal
tivesse um real comprometimento com o meio-ambiente e o transporte
para o povo trabalhador, isso deveria ser algo a ser afirmado no
Rio+20. Mas nós não temos ilusões nesse governo (ou nos outros que
participarão no Rio+20), que prioriza o setor automobilístico,
empreiteiras e interesses privados. Por isso só vamos conquistar
avanços com luta.

Todo apoio à greve dos metroviários e outros trabalhadores do
transporte público!

*Militante do Bloco de Resistência Socialista



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