*Por Pedro Ferreira
Neste final de semana (19, 20 e 21) finalizamos a V Escola de Formação Política de Educadores Populares, organizada e realizada pela Rede de Educação Cidadã de Goiás. A mesma teve sua ciranda popular de abertura no Centro Cultural Caravídeo em Goiânia e em seguida os participantes seguiram para o Assentamento Palmares em Varjão.
Nesta V edição da Escola de Educadores populares, optou-se por realizá-las em duas etapas. A primeira etapa aconteceu no mês de agosto e discutiu-se acerca das táticas e estratégias para construção do projeto popular e o papel da educação popular neste processo. Bem como compreender os avanços, limites e desafios do sistema eleitoral.
Já na segunda etapa o objetivo foi compreender como se da o processo de criminalização da pobreza e dos movimentos populares, resgatar a história das lutas populares em Goiás bem como refletir sobre a necessidade das organizações populares na superação das desigualdades socioeconômicas.
A Escola de Formação Política de Educadores Populares de Goiás tem se consolidado a cada ano como o principal espaço de troca de experiência e formação de diversos militantes das organizações populares de Goiás tanto do campo como da cidade. Alcançando assim o seu objetivo principal que é formar educadores populares para que os mesmos possam fortalecer a luta de suas organizações, bem como a luta geral da classe trabalhadora.
O diferencial da Escola de Educadores Populares de Goiás tem sido a capacidade de articular a participação de diversas organizações do campo popular, movimentos campesinos de luta pela terra, sindical, estudantil, pastorais sociais, partidos políticos entre outros (de diversas linhas e correntes políticas do campo da esquerda).
Por tanto tem cumprido no ultimo período um papel fundamental que tem sido deixado de lado pelo conjunto das organizações da classe trabalhadora que é o da formação e o trabalho de base. Sendo a formação e o trabalho de base fundamental para o fortalecimento das organizações populares bem como de suas lutas.
E através da formação tem se conseguido construir a tão necessária unidade do conjunto de movimentos e organizações populares que lutam pela superação das desigualdades sociais e a construção na luta de uma nova sociedade. Enfim, a Escola de Formação Política de Educadores Populares de Goiás, tem resgatado a formação e construção das lutas populares com o povo.
Educar o povo ou educar se com o povo?
Construir com o povo as bases sólidas de uma nova sociedade.
Fazer do nosso discurso a prática,
Eis ai nossa principal tarefa revolucionaria!
Pedro Ferreira – é educador popular da RECID-GO e militante do Bloco de Resistência Socialista – Sindical e Popular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário