*Por Joaquim Aristeu Benedito da Silva (Boca)
Se aliar a CUT principal defensora do mensalão e do projeto do ACE que flexibiliza as leis trabalhistas, caluniar militantes históricos de luta na categoria e infiltrar funcionário de confiança dentro de um processo eleitoral para tumultuar a coleta de votos, tentar agredir militantes de esquerda para garantir o corum eleitoral a qualquer custo, tentar fazer que seja apurado uma eleição mesmo sem que fosse atingido o corum, esta foi a postura dos nossos parceiros da CSP CONLUTAS ( PSTU) na eleição do SINDSAÚDE do Rio Grande do Norte.
Esta eleição ocorreu nos dias 19 e 20 de novembro de 2012, tendo como chapas escritas chapa 1 do grupo alternativo socialista (GAS) que faz parte do BLOCO DE RESISTÊNCIA SOCIALISTA, que atua dentro da CSP CONLUTAS, e chapa 2 formada por militantes do PSTU, CUT.
Num colégio eleitoral de 13013 eleitores votaram 6800, a organização das listagens era de responsabilidade de um funcionário diretor do sindicato dos funcionários dos sindicatos, ligado ao PSTU, que inclusive fez campanha aberta pela chapa 2.
Coincidentemente nos locais de votação onde a chapa 1 tinha mais peso, a listagem foi feita de forma desorganizada e o numero de votantes foi bastante reduzido, nos locais onde a chapa 2 acreditava que teria mais votos a listagem foi feita de forma organizada para favorecimento da mesma.
Esta situação fez com que houvesse muitos erros na hora de votar em especial nos votos em separados, 2200, destes aproximadamente 1000 votos foram anulados pela comissão eleitoral, com isso dos 6800 coletados, apenas 5800 votos seriam validos, e corun exigido para validade da eleição era de 6507 votos, portanto não foi atingido o corum eleitoral conforme determina os estatutos da categoria, Neste sentido o companheiro MIGUEL LEME dirigente nacional da CSP CONLUTAS que coordenava O PROCESSO DE APURAÇÃO, deu por anulado o processo eleitoral, indicando uma nova eleição para o primeiro trimestre de 2013.
Porem fatos estranhos ocorreram neste processo eleitoral, primeiro foi a aliança que a CHAPA 2 majoritária do PSTU fez com a CUT, esquecendo que na CSP CONLUTAS atuamos juntos na denuncia que a CUT hoje é um dos aparelhos do Governo Dilma, apoia o mensalão e a maioria apoia o ACE que vai retirar direito dos trabalhadores.
Também a forma como se desenvolveu a campanha da chapa 2 com calunias e acusações moraes a companheiros que estão no dia dia juntos na construção da CSP CONLUTAS.
Por ultimo a forma que tentaram ganhar a eleição, mesmo sabendo que não havia dado corum, fazendo denuncias infundadas nas redes sociais com acusações levianas e difamatórias e usando da truculência de um de seus dirigentes conforme boletim de ocorrências registrado, onde o mesmo tentou agredir fisicamente um militante da chapa1 para forçar que a apuração fosse feito, mesmo sem que o corum houvesse sido atingido.
Praticas como esta não faz parte do nosso programa de construção da CSP CONLUTAS e muito menos na esquerda socialista e combativa, este tipo de ganguisterismo é coisa da força sindical e hoje da CUT que parte para o Vale tudo para ganhar uma eleição, é desta forma que nossos camaradas do PSTU DEFENDE A DEMOCRACIA OPERARIA?
*Joaquim Aristeu é membro do Bloco de Resistência Socialista - Sindical e Popular e da Coordenação executiva da CSP-Conlutas de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário