A atividade é um dos carros chefes na política econômica do Brasil. Não é novidade para os brasileiros: onde há excesso de lucro, há sangue. Histórias chocantes de devastação do meio ambiente e desrespeito ao ser humano ficam escondidas atrás das montanhas de dinheiro.
A tendência é que o quadro, já instável, sangre mais. Muito mais. O governo brasileiro se apressa para aprovar o Novo Marco da Mineração. O objetivo é triplicar o potencial minerador até o ano de 2030. Essas mudanças afetam diretamente a vida de milhares de pessoas que moram, trabalham ou convivem próximas a grandes mineradoras: povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, agricultores familiares e moradores de pequenas vilas em região de extração.
Quais são de fato os danos ambientais? Qual o ganho para uma cidade onde se instala uma grande mineradora? Qual a noção de progresso que está por trás de uma atividade econômica ambientalmente tão cara?
A reportagem especial do NINJA visitou nas últimas semanas os estados responsáveis pela maior exportação de minério no país: Minas Gerais, Pará e Maranhão, conversando nos rincões de nosso país com quem sofre diretamente com a mineração. O documentário completo será lançado no dia 31/10.
Até quando fecharemos os olhos para essa situação?
Nenhum comentário:
Postar um comentário