segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Plenária de Abertura da Marcha da Periferia em São Luís emociona

Debate com advogado Rafael Silva e o professor Hertz Dias reuniu militantes de diversas entidades.

   Na última quinta-feira (14) foi realizado no auditório do Sindicato dos Bancários o lançamento da 8ª Marcha da Periferia em São Luís (MA). A atividade contou com militantes de entidades do movimento sindical, popular, estudantil, quilombola e partidos políticos. Com o tema “Pelos Amarildos… da Copa eu abro mão” a marcha deste ano discute a violência sofrida pela população negra e pobre intensificada pelos grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.   

Mesmo em São Luís, que não será sede de nenhum grande evento, é visível o crescimento da violência contra negros e pobres. O clima de insegurança tomou conta da população resultado do avanço do tráfico de drogas e principalmente de décadas de ausência de políticas públicas do Estado. A Marcha da Periferia será um momento de responsabilizar a oligarquia Sarney pelo caos social no Maranhão.  

 Entre as falas e saudações das dezenas de entidades presentes, uma chamou atenção de todos. A senhora Maria da Natividade, mãe de Luís Leônidas, jovem vítima da violência policial no bairro da Cidade Operária, periferia de São Luís. Natividade denunciou a violência do Estado e a impunidade dos matadores de seu filho. Os presentes na plenária se emocionaram e ficou claro que histórias como a do pedreiro Amarildo no Rio de Janeiro e do jovem Douglas em São Paulo acontecem todos os dias em várias partes do país.   A programação da 8ª Marcha da Periferia continua durante toda a semana com debates na universidade, sarau e a marcha dia 22 de novembro, sexta-feira, com a presença da militante do movimento negro inglês, Stephanie Lightfoot-Bennett. Devem estar na marcha comunidades quilombolas e indigenas do Maranhão, além de comunidades da zona rural de São Luís ameaçadas de despejo.   

Com informações da CSP-Conlutas Maranhão   

Nenhum comentário:

Postar um comentário