segunda-feira, 23 de julho de 2012

Vadias, nós? Sim e com muito orgulho!!!!


* Por Livia Cassemiro Sampaio

                Em janeiro de 2011 casos de abusos sexuais ao redor da Universidade de Toronto, Canadá, estavam aumentando e assustando as mulheres do Campus. Em reação a esse fato, um grupo de mulheres decidiram reclamar com a autoridade polical local e receberam a seguinte resposta: “Se as mulheres evitassem se vestissem que nem vadias, para não serem vítimas.” Essa simples frase foi o suficiente para que houvesse uma reflexão sobre a condição da mulher. Afinal, segundo o policial, era nossa culpa. O nosso corpo, as nossas roupas que excitam os homens que, devendo obedercer seus instintos, acabam por cometer crime de estupro.
                Ao saber da história a minha reação foi a mais esquisita possivél. Primeiro achei engraçado, não que considere uma piada o fato que mulheres perdendo o direito de ir e vir, mas a desculpa do senhor policial:“Se as mulheres evitassem de se vestirem que nem vadias, para não serem vítimas.”, a piada é que o caso de abusos sexuais aumentaram em janeiro, no inverno canadense. Como mulheres podem se vestir como vadias num inverno de -10°?
                Para falar a verdade isso me intriga até hoje. Não só a mim, mas as mulheres de Toronto também viram isso como um absurdo e, em resposta, elas se organizaram realizando a primeria Marcha das Vadias que levavam mulheres, que combinaram a manifestação por redes sociais, a irem a rua vestidas como vadias. Afinal, somos todas vadias e indenpendente de roupas, não podemos ser culpalizadas pelo crime de estupro sofrido em pleno século XXI. Era uma revendicação pelo direito da mulher de ir e vir em segurança.
                Com uma incrivel velocidade a Marcha das Vadias ganhou o mundo ocidantal e, com essa expansão, ganhando voz de outras demandas feministas. Isso evendenciou que a luta contra a opressão de gênero é existente e necessária.
                O direito de ir e vir em segurança é apenas a ponta do iceberg. O direito ao corpo, direirto a escolha de estado civil, direito em igualar os salários com os homens, direito para sermos vistas como seres humanos, direito a saúde, direito á reprodução segura. Demandas essas revendicadas nos anos de 1960 e ainda, mas de quarenta anos depois, não foram atendidas, pelo contrário, algumas dessas conquistas estão sendo arrancadas de nós, mulheres. Nos Estados Unidos, por exemplo, alguns estados estão voltando atras e tornando o aborto ilegal. No Brasil esse assunto é um tabú e o projeto de lei conhecido como como “bolsa estupro” é um retrocesso desse tema.
                Nós, como socialistas, temos a claresa de que a opressão de gênero e qualquer tipo de opressão tem a mesma raíz: o capitalismo. Esse sistema economico que tem como o objetivo o acumulo de capital depende ,para isso, a opressão e a pobreza. E, portanto, os direitos antes conquistados foram somente para suprir uma necessidade do capital, como a liberação da mão de obra feminia para setores da economia, mas a questão de iguladade, pelo menos, formal não será suprida.
                A luta contra o capitalismo se torna primordial para acabar com as opressões, porem não podemos esquecer que as lutas pelas minorias (LGBT, Mulheres, Negros, etc.) não podem ser posta de lado pelas organizações ditas de esquerda. Essa bandeiras são importantes para a construção de uma sociedade igualitaria e sem opressões. Não basta apenas acabar com o capitalismo devemos criar umnovo homem e uma nova mulher, livre de preconceitos encrustados em cada um de nós. Quantas vezes, homens ou mulheres, nos vimos vitimas ou opressores dentro de nossa organização política? Quantas vezes fomos vitimas e culpados por ações machistas? A luta feminista deve começar por uma reeducação e por novas formas de relações humanas baseadas efetivamente no respeito, na igualdade e na liberdade.

*Livia Cassemiro Sampaio - Militante da LSR- RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário