O Movimento Popular Terra Livre ocupou nesta segunda feira 07 de maio, a fazenda do proprietário da Máfia do asfalto, é assim que ficou conhecido a quadrilha de fraudadores de licitações presa pela Policia Federal no mês passado, em uma operação conjunta com MPF. A operação foi chamada de (Fratelli), ao todo foram 13 presos 6 se encontram foragidos, os mesmos são acusados de fraudar licitações nas prefeituras do interior de SP. A quadrilha segundo a PF e o MPF, é formada por uma família que tem como chefe do esquema Olivio Scamatti e vários de seus irmãos.
O movimento ocupou a fazenda com 120 famílias que cobram do INCRA que desaproprie para a reforma agrária.
Segundo revelou a operação, os Scamatti fraudaram licitações em 80 prefeituras desviando milhões de reais dos cofres públicos, com a colaboração de agentes públicos, que aparecem nas escutas além de servidores públicos, deputados federais, e um assessor bem próximo do governador de SP, lotado na casa Civil. Os integrantes da quadrilha criaram várias empresas de fachadas para concorrem entre si e para fraudar as licitações, a empresa mãe era a empreiteira DEMOP, segundo o MPF as fraudes podem ultrapassar a um bilhão de reais.
O MPF de Jales-SP solicitou junto à justiça o bloqueio de todos os bens dos envolvidos, e entrou com outra ação solicitando que a justiça faça o a resto de todos os bens para que seja ressarcido aos cofres públicos.
O movimento descobriu esta fazenda que é uma das propriedades da quadrilha, chamada de fazenda do Gaucho localizada no interior de Goiás, especificamente na Cidade de Lagoa Santa, divisa com MS. È uma fazenda de 653 há, que se encontra em nome de um laranja administrada por um dos seus irmãos também integrante da quadrilha que se encontra foragido.
Solicitamos ao INCRA, que vistorie a fazenda e encaminhe a justiça o pedido para que a mesma seja destine para a reforma agrária.
Secretaria Executiva do Terra Livre GO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário