terça-feira, 20 de agosto de 2013

Caminhão museu Sentimentos da Terra está em exposição em São Paulo

Da Página do MST*
Uma parte da história do Brasil ganhou rodas, motores, boleia e baú. O caminhão-museu Sentimentos da Terra conta a história dos movimentos sociais de luta pela terra do Brasil, e estacionou nesta semana na cidade de São Paulo.

Entre os dias 20 a 23 de agosto, o Caminhão Museu "Sentimentos da Terra" estará aberto ao público no Vale do Anhangabaú, com o horário de visitação das 9h às 18h.

Na sequência, o museu itinerante dará uma paradinha no bairro Campo Limpo, na zona sul da cidade, onde ficará do dia 28 de agosto a 1° de setembro.

Clique aqui para ver o vídeo de apresentação

O projeto, que percorre o país para contar a trajetória dos movimentos ligados à luta agrária, conta com diversos ambientes que abrigam exposições interativas, apresentações artísticas e uma biblioteca especializada, com livros e muita informação.

O projeto é realizado em parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. No museu são apresentados 11 videodocumentários com conteúdo histórico pesquisado pelo Projeto República da UFMG.

Os vídeos são narrados por importantes nomes da cultura brasileira: Caio Blat, Chico Buarque, Dira Paes, Gilberto Gil, José Wilker, Letícia Sabatella, Marcos Palmeira, Maria Bethânia, Regina Casé, Vera Holtz e Wagner Moura.

A Exposição Vira-Vira retoma o percurso histórico de oito personagens emblemáticos dos conflitos no Brasil rural: Visconde do Uruguai, Antônio Silvino, Elizabeth Teixeira, Dom Pedro Casaldáliga, Chico Mendes, Sepé Tiaraju, Leonel Brizola e Euclides da Cunha.

Na Tenda para Caracterização, os visitantes poderão ser fotografados em cenários elaborados a partir do universo rural, com figurinos próprios aos personagens ligados à questão da terra.

* Com informações do Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário