Vamos ajudar a transformar a educação nesse país
A Educação que nós temos é a que queremos? Com essa indagação, algumas pessoas se reuniram na casa da educadora Ana Neves nascendo, daí, o núcleo São Paulo da rede Românticos Conspiradores (RCs). A ideia nasceu após o contato da também educadora, Cláudia Santa Rosa, do núcleo de Natal, Rio Grande do Norte, com o especialista em alfabetização José Pacheco, idealizador da escola da Ponte em Portugal. De lá para cá, muitas ações e debates emergiram da rede. Surgimento de núcleos em várias regiões do país, elaboração de um jornal próprio, três Encontros Nacionais, debates presenciais e virtuais, sobretudo a partir da criação do Ning Românticos Conspiradores, além da produção de várias cartas de princípios por diversos núcleos, tendo como destaque a carta produzida coletivamente em São Paulo, e muito mais.
Mais recentemente, em 2012, aderindo a uma sugestão do próprio José Pacheco, um grupo de Românticos Conspiradores se reuniu para iniciar a construção de um Manifesto pela Educação. Nesse ano, outros românticos, tendo a participação de alguns do grupo de 2012, encamparam a ideia, emergindo daí o manifesto em um rico e instigante processo de criação coletiva. Além do Manifesto pela Educação, também foi elaborado o documento “Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar um País”. Foram algo em torno de 200 românticos que se debruçaram com encontros presenciais e virtuais na produção do manifesto, que será entregue para o Ministro da Educação, Aloysio Mercadante, durante cerimônia a ser realizada na Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (CONANE) em Brasília, no dia 19 de novembro. Várias outras cerimônias também estão sendo organizada em diversos municípios e Câmaras Municipais no mesmo dia e horário.
Vamos juntos nessa empreitada? Leiam o manifesto III Manifesto pela Educação Brasileira - Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar um País! de Elypaschoalick e ASSINEM. Vamos juntos chegar a pelo menos 7.000 assinaturas até o dia 15 de novembro. E quem puder auxiliar e mesmo organizar uma cerimônia de entrega na prefeitura e na Câmara Municipal de sua cidade também seja bem vindo a nosso movimento, que pretende não só transformar a educação, e sim transformar o país. Vamos dar um basta para o modelo de ensino, ainda hegemônico e dominante no país, que ainda insiste em produzir e reproduzir a cultura do fracasso e da exclusão.
ASSINEM: https://secure.avaaz.org/en/petition/III_MANIFESTO_PELA_EDUCACAO_Mudar_a_Escola_Melhorar_a_Educacao_Transformar_um_Pais/
Guga Dorea é sociólogo e jornalista. Atualmente é educador e articulista na área da Inclusão Social, além de participar da rede Românticos Conspiradores e ser colaborador do projeto Xojobil, que significa arco-íris em dialeto indígena mexicano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário