quarta-feira, 26 de março de 2014

Pneu, fogo e a madrugada da liberdade

Por Antonio Claret, militante do MAB e missionário na Prelazia do Xingu

No início era um pouquinho de pneu de nada, a gasolina parecia fria e faltava piche, que ajuda o fogo a pegar com rapidez. Uma fumaçazinha tímida, depois as pequenas labaredas vão crescendo, de um lado e de outro, e o povo fica aglomerado no meio, protegido.

É madrugada, antes de quatro horas. Vem um ônibus da CCBM. Vozes se levantam e ressoam longe: ‘mais pneu, mais pneu!’. Seguem-se gritos de ordem. O motorista afunda o acelerador para impor respeito e intimidar. O ônibus não anda nem um metro. Há um paredão de gente bem à sua frente. São quase duzentas pessoas na estrada. Então desiste, e dá meia volta.

É impossível impor-se à indignação de um povo!

Luzes vermelhas piscam na escuridão, no teto do carro, indicando que a polícia fardada já está ali. À paisana ela já se acha no meio do povo. Já teria passado, também, pela Perpétuo Socorro e pelo Parque de Exposições, onde havia gente do Movimento.

O coronel se diz aberto à negociação. E se justifica afirmando estar ali para garantir a segurança dos manifestantes. Mas, apenas com agendamento de reunião com Norte Energia e governo federal, para as nove horas daquele dia 13 de março, ele já quer desobstruir a estrada. Isso é como tirar o fogo da panela de pressão com o feijão ainda por cozinhar.

Na parte da tarde, terminada a reunião, ele vem correndo à frente e afirma que tudo agora está liberado. Diante de um não firme, apenas diz: ‘aproveitem enquanto estou do lado de vocês!’. Daí em diante não se vê mais o Coronel nem os outros policiais. Claro! Foi organizar a logística da operação para retirar os manifestantes, que, a essas alturas, já somam próximo de mil pessoas.

Uma das coisas que mais existem na região de Belo Monte são policiais: Civil, Militar, Operação tática, Força Nacional... Federal, que cuida da segurança nas estradas, o número é ridiculamente pequeno. Guardas particulares existem aos montes.

Também pela tarde, após a saída do Coronel, um carro da Força Nacional chega e pede licença para passar, alegando que precisa buscar sei lá o quê do outro lado. Certamente vai juntar-se ao Coronel. É a cabeça-pensante.

Naquela madrugada, as labaredas, antes miúdas, vão crescendo sempre mais.  Ninguém passa! Em poucos instantes, formam-se filas de carros, de um lado e de outro.

Há motoristas que, tomados de curiosidade, descem e vão à barricada, e ficam ali, reparando. Não parecem enraivados. Apenas olham. Um que outro até faz brincadeiras, ensaia sorrisos, enquanto a noite vai se dissipando, com o clarão do fogo, que sobe, e do dia, que se aproxima.

Operários se achegam. Muitos encontram ali seus conhecidos, moradores dos alagados em Altamira, área atingida pelas cheias do Xingu e ameaçada pelo lago de Belo Monte. Sentem-se imbricados numa mesma causa, e se abraçam, e fincam o pé ali, em apoio à luta.

Alguns operários a pé tentam driblar o cordão de pessoas na rodovia para tomar o ônibus do outro lado, rumo ao canteiro de obras, e recebem vaia dos próprios colegas de trabalho.

Os operários em Belo Monte estão divididos. Uns apóiam o sindicato dos trabalhadores da indústria pesada, braço da Norte Energia. Dizem que o governo federal quer oficializar esse sindicato como a desarmar uma bomba prestes a explodir. É algo semelhante ao que foi feito no Madeira, também por iniciativa do governo federal. Uns poucos operários se fazem indiferentes. Uma boa parte, porém, vai se aproximando das famílias atingidas, e a porta vai se abrindo para uma organização unificada entre operários e Movimento dos Atingidos por Barragens. Isso pode fazer Belo Monte tremer nas bases.

À noite todo gato é pardo. Mas quando o dia chega, pode-se ver fuligem por todo lado. Quem tem camisa branca a vê cheia de pontinhos pretos, minúsculos, que vão aumentando, se espalhando, grudentos, até mudar por completo a coloração da roupa.

Alguns militantes, ao final, estão irreconhecíveis, com o rosto e os pés pretos, feitos carvão. Mas ninguém, absolutamente, se importa com isso. É dia de luta!  E a causa é nobre demais! A luta pelo direito é uma luta altamente nobre! Vale mais que milhares de fotos, choros e discursos radicais.

O mau cheiro, esse sim, é sufocante. Então quando o vento dá na direção das pessoas, dobrando a fumaça, aquele canudo contorcido parece atingir uma colméia, formando-se aquele zumbido de gente. Cada qual arranja um jeito: uns mudam de lugar, outros tampam o nariz com o dedo, um lenço ou com a beirada da camisa.

Um policial reclama do odor quase insuportável e aproveita para ordenar a diminuição do fogo. Mas não! Famílias condenadas diuturnamente ao mau cheiro dos esgotos nos alagados, durante anos, lhe respondem que suportam, sem problema, aquela fumaça por um dia ou por uma semana inteira.

A vontade que o carroceiro tem de alimentar o fogo é do tamanho de sua vontade de conquistar seus direitos, e maior que a prepotência da empresa. São cento e trinta famílias que ficaram fora da lisa da Norte Energia. Durante todo o dia, ele anda para lá e para cá. Cavalos bem adestrados e homens traquejados, habituados ao trânsito caótico de Altamira, vão e voltam, continuamente.  As carroças saem discretas, vazias, e chegam lotadas de pneus. De onde? Não se sabe.

Parte dos carroceiros se desloca para outro ponto da estrada, numa bifurcação, onde haveria um desvio, e tranca lá também, com carroças, pneus e fogo.

Entra em cena, de repente, um motoqueiro com uma carrocinha acoplada à moto. Ele também sai e chega diversas vezes, com algumas dezenas de pneus, provavelmente buscados mais distantes.

O poder ditador precisa explicar-se. O poder democrático também precisa justificar-se, constantemente. São quase sempre ‘poderes’ tomados de assalto! O único poder que é legítimo por si mesmo é o poder popular, a união organizada da classe trabalhadora.

 Luta não tem que pedir licença a ninguém! Quando se torna processual, é caminho seguro para elevar o nível de consciência do povo. Tomás de Aquino tem razão quando afirma que ‘nada existe no intelecto sem que tenha passado pelo sentido’. Karl Marx também está certo quando diz que ‘não é a consciência que gera o ser social, antes é o ser social que gera a consciência’. E Beto lembra que ‘a cabeça pensa onde os pés pisam’. Somos de algum modo o que fazemos.

No processo de luta, a camuflada luta de classes se explicita; opressores e oprimidos se posicionam em lados opostos e isso mexe com a cabeça das pessoas.

Luta não tem mesmo que pedir licença a ninguém! E quando vai além de eventos, anima o povo e faz avançar o direito. A ocupação do Jatobá no dia 4 de março iniciou-se com trinta pessoas e terminou com duzentas. A paralisação do dia treze começou com duzentas e chegou a reunir quase mil pessoas. Famílias esquecidas pela Norte Energia, que já passam de duas centenas, serão reconhecidas como atingidas. As famílias cadastradas, organizadas no Movimento, terão prioridade na transferência para suas casas. Não é a ‘casa dos sonhos’, mas a conquista do farelo do pão pode criar o clima para a conquista do pão inteiro. O Acampamento Novo Horizonte, em Brasil Novo, com espaço para cento e setenta e três famílias, terá sua terra regularizada. 

Não é à toa que a Norte Energia impôs um Interdito Proibitório ao Movimento, com multa de R$ 500,00/dia. O processo de luta organizada pelo direito é, hoje, uma pedra no sapato de Belo Monte, e forma eficaz de resistência. É certo que ninguém chuta cachorro morto!

Em manifestações, queimar pneu é uma questão de segurança. Apesar desse cuidado necessário, um motorista da CCBM avança sobre o fogo, e sobre o povo. Um militante pula à frente, e ergue os braços. Outros se juntam. O ônibus fica ali, parado, e o motorista de castigo. Os trabalhadores da empresa descem e seguem a pé.

Os manifestantes tomam a decisão de liberar dezenas de ônibus enfileirados, lotados de operários, que voltam exaustos, após uma noite de trabalho nos canteiros de obra de Belo Monte. Eles passam pelo acostamento, controlados pela segurança do Movimento. Somente depois que todos passam, o motorista apressadinho é liberado.

Soube-se depois que esse motorista estava, assim, de cabeça tão quente porque sua casa está debaixo d’água em Altamira por causa das chuvas intensas no Norte do país e por causa da barragem que, iniciada na Volta Grande do Xingu, prende o rio: antes com seis quilômetros, agora ele tem uma abertura de quatrocentos metros. A preocupação com a casa, com as condições de sua família, o esgotamento pela exploração seguida, pela pressão psicológica no cumprimento dos horários, tudo isso explode seus miolos.

A condição precária e degradante de trabalho imposta pela Norte Energia faz o operário estressado. Diversos acidentes ocorrem em Altamira, supostamente associados a essa pressão sobre motoristas de ônibus e caminhões.

Uma caminhoneta chique, com vidro escuro e fechado, também atravessa o sinal. Em terras de coronéis eles mandam e desmandam. Por nada atropela manifestantes. O povo se indigna e se aproxima num átimo, como a saltar sobre uma presa. Socos e pontapés acertam o veículo, que sofre pequenos amassados. Acuado pela força popular, o motorista atrevido desce o vidro manso feito cordeiro e diz, meio gaguejando, que vai voltar. Então militantes se aproximam, acalmando o povo revoltado, e a caminhoneta dá um ré até aquietar-se no seu lugar, na fila de espera.

O fogo dá segurança à manifestação! Mesmo assim, há os aventureiros, alguns ricaços, acostumados à lei do mais forte. Isso torna as manifestações na região mais complexas.

Soma-se a esse fato o risco real de infiltrados. Um motorista gordo, baixo, chega pela madrugada e fica ali, tranqüilo, sempre perto do suposto Comando da atividade, dando palpites, apoiando o Movimento, dizendo-se indignado com tudo que a Norte Energia faz ali, degradando a natureza, explorando operários e abandonando o povo atingido. Pela tarde, porém, por nada, ele trata de plantar uma revolta entre os outros motoristas.

Uma mulher bem vestida aparece do nada, de capacete na mão. Quando o microfone falha, por ser ruim mesmo, enquanto muita gente pede a fala para desabafar, ela afirma revoltada que não se quer deixar o povo manifestar-se. Seu discurso populista parece querer colocar em cheque a condução do Ato. Seu grito alto, num radicalismo verbal incomum, espalha-se pelo ar: ‘greve é greve, vamos fechar tudo!’.

O Movimento inicialmente decide parar apenas os ônibus da Norte Energia, com mais de cinco mil operários. Depois resolve parar tudo ganhando margem de negociação. E faz um acordo com a polícia de liberar periodicamente a rodovia, exceto para carros da Norte Energia. Quebrar o acordo naquela circunstância era aumentar a insegurança do povo, e tudo indica que a mulher desconhecida quer isso.

A mulher, que depois sumira de repente, espalha entre as pessoas em conversa miúda que aquela manifestação não iria dar em nada.  

Um dos militantes, que circula entre os manifestantes, ouve uma voz a chamá-lo pelo nome e, virando-se, depara um com senhor claro, aparentando uns 50 anos, vestido de camiseta e bermuda. Ele para e o senhor se aproxima. O estranho pergunta-lhe o nome e de onde veio. Seu olhar é sereno e, sua fala, mansa. Sabendo que o militante é mineiro, diz-lhe que também é de Minas. E por cinco minutos se disse católico praticante e defensor da manifestação: ‘vocês têm que fazer é isso mesmo, colocar fogo, essa empresa não presta, ela está brincando com o povo’, afirma. Quem era, afinal, esse senhor? Descobriu-se depois. O desconhecido é um dos maiores latifundiários da região, supostamente participante do consórcio que encomendara o assassinato de Irmã Dorothy, morta no dia 12 de fevereiro de 2005.

Exercer a segurança nas manifestações em Belo Monte é particularmente importante. Além de pneu e fogo, há que se ter habilidade para administrar um conjunto de conflitos de ordens diversas e motivações inconfessas. Um passo fora pode ser fatal! Mas cada acerto é passo segura na madrugada da liberdade numa luta unificada.

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