sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Servidores conquistam vitória e governo vai adquirir o prédio da Sesap.


O prédio da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) é de propriedade do INSS. A Caixa Econômica Federal conseguiu disponibilizar 5 milhões para que o governo do estado adquira o prédio. O valor seria pago em parcelas mensais de 150 mil durante  anos.  O governo do estado não mostrou interesse nisso.

            Foi aí que o Sindsaúde entrou em ação. Inicialmente tentando sensibilizar o secretário de saúde Domício Arruda e em seguida com os demais secretários. Depois de algumas idas às secretarias, parte da direção encontrou o secretário de planejamento na Assembleia Legislativa e o convenceu a colocar o assunto em pauta no Conselho de Desenvolvimento do Estado (CDE).

            A aprovação do CDE ocorreu no dia 23 de novembro, o que é o primeiro passo para vitória. Temos que ficar atentos aos pagamentos e iniciar desde já uma luta pela reforma do edifício.

Entenda o que aconteceu

            O INSS já disse que não se responsabiliza pelo prédio, e reconhece que as condições são precárias.

            O governo do estado do Rio Grande do Norte teria até o dia 30 de dezembro para se pronunciar sobre a compra, caso contrário,  haveria um leilão nacional em 8 de janeiro.

            O Sindsaúde pediu que fosse colocado na reunião do CDE o que inicialmente não ocorreu.

            Uma possível mudança no local de funcionamento dos serviços da Sesap é ruim pros servidores que trabalham no local, pros demais servidores que vão até lá resolver seus problemas referentes ao trabalho e pra população que procura a secretaria em busca de serviços e outros. Sem contar no dinheiro que seria gasto em aluguéis caros.
           
A luta começou

Nessa luta ainda foi mantido um Ato Público no dia 24 com a presença dos servidores do prédio unidos em defesa do seu local de trabalho. Um abraço simbólico foi dado no local.

Reforma é necessária com urgência

             Há tempos o prédio já não é seguro para se trabalhar.         Os principais problemas estão nas instalações elétricas e hidráulicas que já chegaram a ocasionar princípio de incêndio e interdição de banheiros de andares inteiros durante meses.

            Isto sem falar nos elevadores. Praticamente cada servidor do prédio tem uma história pra contar de quando ficou preso lá dentro. Num local onde trabalham idoso, hipetensos e portadores de outras doenças, uma situação como essa pode ser fatal.

            A situação do prédio da Sesap já foi pautada várias vezes pelo Sindsaúde em reuniões com o secretário de saúde e demais representantes do governo.

            Lembramos que para a Copa o governo está assumindo uma dívida de R$1,2 bilhão somente para a construção do novo estádio. Temos que ficar atentos para que ele cumpra com o pagamento do prédio e evite outros problemas.

*Fonte: SINDSAÚDE - RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário