A reunião da Coordenação realizada nesta quinta-feira (25) fez um balanço positivo da marcha realizada no dia 24 que reuniu mais de 20 mil pessoas em Brasília.
Agora, é importante que a jornada de lutas iniciada com essa grande manifestação continue. Por isso, a Coordenação orientou para o dia 28 de abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, que os sindicatos e entidades do movimento sindical e popular busquem promover, na medida do possível, atividades em alusão à data.
Na semana em que se celebra o Dia Mundial em Memória às Vitimas de Acidentes de Trabalho a CSP-Conlutas orienta seus sindicatos que coloquem nos seus jornais e ou boletins matérias sobre o tema. A Central orienta também as entidades façam levantamentos dos acidentes que ocorreram nas suas bases, realizar assembleias nos locais de trabalho, promover encontros nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas que denunciem os acidentes e doenças profissionais.
Organize atividades em seu estado e local de trabalho
Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), no mundo são 270 milhões de vítimas de acidentes e trabalho. Cento e sessenta milhões sofrem com doenças profissionais. Por dia, morrem 5 mil em acidentes de trabalho, são três vidas a cada minuto. No Brasil são quase 4 mil mortes por ano em decorrência de acidentes de trabalho. Esses números representaram uma verdadeira guerra contra os trabalhadores, fruto da ganância dos patrões e do descaso dos governos capitalistas.
Seja os trabalhadores nas obras da construção civil, nas fábricas, nas ferrovias, estradas, e, inclusive, os funcionários da saúde, a realidade é a mesma. O trabalho, que é um meio de vida, transforma-se e torna-se o motivo de doenças e morte dos trabalhadores.
Esta situação esta sendo denunciada pelas organizações da CSP- Conlutas e pelo setorial de Saúde do Trabalhador da Central nas lutas cotidianas.
Em Minas Gerais, o Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador convida a todos a participar dos eventos e atividades nesse estado do dia 28 de abril.
Veja aqui a agenda Sindical para ser divulgada pelas organizações sindicais.
Organize também em seu estado ações para lembrar a data.
Nenhum comentário:
Postar um comentário